Street Fighter The Movie capa
Título Original: Idem
Títulos Alternativos: Street Fighter The Movie Game; Street Fighter III (Pré-produção)
Desenvolvedores: Incredible Tecnologies; Capcom
Distribuidores: Romstar do Brasil; Capcom
Plataformas: Arcade
Data de Lançamento: 20 de Junho de 1995
Gênero: Luta País: E.U.A.
(Elenco de Criação)
* Capcom:
Produtores Executivos: Kenzo Tsujimoto, Takahito Yasuki, Yoshiki Okamoto, Tetsuya Iijima, Rene Lopez
* Incredible Technologies :
Produtor Executivo: Elaine Ditton
Gerente de Projeto: Leif Pran Marwede
Programador Chefe: Jane Siegrist
Direção de Arte: Ralph Melgosa
Coordenador de Arte: Jane Siegrist
Designers de Jogo: Leif Pran Marwede, Alan Noon
Programadores: Jane Siegrist, Leif Pran Marwede, Richard Ditton
Programadores Adicionais: Tino Kalafatis, Mike Hanson, Steve Jaskowiak
Sons: Kyle Johnson
Grupo de Locação (Austrália): Elaine Ditton, Richard Ditton, Ralph Melgosa, Leif Pran Marwede, Alan Noon
Artistas: Ralph Melgosa, Alan Noon, Bob Nagel, Scott Morrison
Arte Adicional: Ed Reck, Donna Foshee, Andrew Dorizas, Jennifer Hedrick
Designer de Hardware: Steve Jaskowiak, Jeff Siegrist
Suporte Técnico: Terry Little, Ann Vonckx, Scott Allie, Ed Reck
O JOGO DO FILME, QUE É FILME DO JOGO, É MELHOR DO QUE O FILME
van dammeE tudo é culpa do Van Damme
Antes de ir ao que realmente interessa, vou contar um pouco de como conheci essa pérola que hoje, é uma das maiores raridades da série de encontrar um original ao lado de Street Fighter I. Então senta aí, prepare os nervos, dedo tranquilo no mouse e no teclado que lá vem história.
Só para vocês terem uma ideia:
A primeira e única vez que me deparei com uma maquina original de Street Fighter The Movie, foi em um torneio de Super Street Fighter II de SNES  patrocinada por uma famosa revista da época (SGP ou Super Game Power).
Num cantinho, lá do lado esquerdo ao das competições, só eram algumas cabeças que iam se amontoando cada vez mais. Entre curiosos, fãs, competidores e dos que casualmente jogam Street Fighter e assistiram ao filme, ironicamente, geravam comentários como: –  Parece boneco de massinha. Ao observar Chun Li pulando em cima e batendo na cabeça do adversário. Outros ainda comentavam impressionados: –É igualzinho ao filme, né? Durante o cenário em que surgiam algumas cenas do filme.
Para se jogar a máquina precisava pagar uns R$ 2,00. Pedi pro meu pai. E joguei umas duas fichas – com o Guile (só pra ter aquele gostinho de jogar com o rosto digitalizado do Van Damme). A CPU havia escolhido o mesmo personagem. Sendo assim, se podia ouvir a voz digitalizada anunciando: – Guile Versus Guile. Perdi as duas logo de primeira.
Apesar da rápida jogatina, consegui fazer um Flash Kick e notei que acertava umas 3 vezes. Como não tinha noção, achei que o comando era feito com o mesmo movimento do Shoryuken.
Eu particularmente fiquei, de fato, tão impressionado quanto fiquei ao ver pela primeira vez os gráficos digitalizados de Mortal Kombat I e II da versão Arcade. Considero uma revolução e tanto para jogos 2D daquela época. Uma coisa que Nunca vi Mortal Kombat ter feito igual com seus jogos 2D. Desculpem os caros fãs Kombatentes, mas é a pura verdade.
Este é um dos raros casos do universo dos games em que ocorre o caso Jogo do filme que é filme do jogo. Sendo assim, tornando-se alvo de algumas brincadeiras de revistas especializadas da época (como a Ação Games e Sega Mania) por ser algo inédito e confuso de ser explicado. Mas num resumo, o jogo Street Fighter The Movie é adaptação do filme Street Fighter: A Última Batalha (Street Fighter: The Ultimate Battle). Adaptação de Street Fighter II. A saga mais popular da série de games Street Fighter.
Street Fighter: The Movie marca como a sétima versão para os Arcades. Foi considerado, em sua pré-produção, como Street Fighter III. Os gráficos digitalizados seriam um pretexto para aproveitar o lançamento do filme com Van Damme e Raul Julia, também filmados na mesma localidade do jogo.
Em sua versão Beta, já nomeado como Street Fighter: The Movie Game pela imprensa, o jogo era lento e travado.
Melhorou bastante em sua versão final. O jogo ficou absurdamente rápido (a única herança de Super Street Fighter II X) e a jogabilidade ficou mais técnica com a inserção de novos sistemas.
Além de ser o primeiro e único jogo digitalizado da série, a Capcom também contou com a participação de alguns programadores da sérieMortal Kombat.
Há semelhanças muito gritantes, por exemplo, em comandos e estilos de golpes, cenários, som e visual. Mesmo assim, há alguma originalidade se comparando ao jogo da Midway (agora da Warner).
MODOS DE JOGO
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1 Player: O modelo tradicional. 1 jogador contra 1 personagem da CPU, com duração inicial de 2 Rounds.
2 Player Versus: Este também é tradicional, sendo que é 1 jogador contra o outro, com as mesmas regras de duração (Rounds) aplicadas no modo 1 jogador.
Tag Team: No melhor estilo Mirror Match – um time de 2 jogadores podem disputar em cada lado. Só pode ser acessível por código.
COMPARANDO CENÁRIOS
sftm_mk_comparando_cenarios_mestreryu2As ruas de Shadaloo em Street Fighter The Movie é como o mundo de Outworld em Mortal Kombat . Nenhum personagem possui cenário próprio como em Street Fighter II, aonde cada um representa um país. Os ambientes são aleatórios, respeitando alguma cena do filme.
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SONYA E KANO EM MORTAL KOMBAT II NO CENÁRIO THE ARENA
 CAMMY E E.HONDA NO CENÁRIO DUNGEON EM STREET FIGHTER: THE MOVIE (OS PRISIONEIROS MUDAM DE ACORDO COM OS PERSONAGENS QUE ESTÃO LUTANDO)
smoke_jade_behind_tree_atras_da_arvore_mk2_mestreryuOS SECRETOS JADE (ESQUERDA) E SMOKE (DIREITA) FAZENDO UMA PONTA, ATRÁS DE UMA ÁRVORE, NO CENÁRIO THE LIVING FLOREST (MORTAL KOMBAT II)
clip_image002AKUMA PODE SER VISTO AO FUNDO DE BISON’S LAIR EM STREET FIGHTER: THE MOVIE FAZENDO UMAS GRACINHAS. NOTE QUE O CENÁRIO TEM UM NOME PARECIDO COM GORO’S LAIR (MORTAL KOMBAT)
MOVIMENTOS ESPECIAIS
(REGULARES E EXTRAS)
Street Fighter: The Movie usa, pela primeira vez, mais de um tipo de SUPER Combo.
Especiais Regulares: Existem aqueles através de carregamento, segurando 1 botão de ataque (ao estilo MK) e projéteis com armas de fogo e brancas.
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CLASSIC BLUE SUPER COMBO: Método tradicional de Super Street Fighter II X. O jogador pode executar um SUPER Combo quando a sua barra de SUPER estiver cheia.
red-super-combo-mestreryuRED SUPER COMBO: O jogador só poderá executar esse método na condição em que o mesmo esteja com a barra de energia no DANGER e a barra de SUPER cheia. Esse sistema, mais do que o  BLUE, lembra o FATAL, como é conhecido em jogos como Fatal Fury e Art Of Fighting da rival SNK, quando só podia ser utilizado em uma certa condição da barra de energia.
RESISTÊNCIA
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regeneração_sftm_mestreryuTonteira (Dizzy): Dependendo de como o jogador acerta o oponente, o contador baixa, mas isso não pode ser visto. Uns são mais longos que outros, como estrelas e pássaros.
Regeneração: O movimento é feito com a barra de SUPER cheia. Fazendo com que o seu lutador recupere uma pequena parte da barra de energia.
COMBOS PARA DAR E VENDER
combos-sftm-mestreryuNão é possível fazer o clássico voadora e rasteira, ou voadora e rasteira na defesa com um Hadouken. Mas, em compensação, tem combos aos montes. A maioria dos movimentos especiais podem ser executados tanto no chão quanto no ar, como nas cópias piratas de Street Fighter II, favorecendo alguns velhos personagens. Os personagens demoram para se recuperar entre um golpe e outro, então dá pra encaixar tudo numa boa – fora os códigos secretos que permitem liberar combos ainda mais devastadores. Então, fazer um combo com dano 100% é fácil. Mas há novos sistemas que tornam o jogo menos ofensivo, embora alguns sejam difíceis de se dominar.
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Encurralando no canto: Se um dos jogadores for encostado no lado esquerdo, é possível que um atravesse o outro. Sendo assim, o jogador que estiver indo pro lado direito, estará de costas. Dando brechas para combos insanos.
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 Favoritos do Mestre Ryu: Street Fighter The Movie (ARCADE) – Combos Insanos Assista um vídeo abaixo com diversos combos e bugs:  
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CONTRA-GOLPES
Toma Lá… Dá Cá…
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Movie Counter: O contra-golpe acima (aonde Chun Li detona o General Bison), evita jogadas ofensivas de jogadores espertinhos que quiserem te cercar ou de te encurralar. O movimento só funciona se o personagem estiver defendendo. Você deve segurar pra trás e ao receber o ataque, segurar pra frente + algum ataque. Quase todos os personagens possuem um comando parecido.
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Zero Counters (Street Fighter Zero) e Parrys (Street Fighter III) agradecem a existência desse sistema que se originou em Street Fighter: The Movie.
sftm_trow_escape_mestreryuTécnicas de Arremesso#1 (Escape): O comando ajuda a sair de arremessos. Possui uma forma diferente de se fazer em relação ao SSFIIX e não perde dano.
Técnicas de Arremesso#1 (Escape): O comando ajuda a sair de arremessos. Possui uma forma diferente de se fazer em relação ao SSFIIX e não perde dano.
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Técnicas de Arremesso #3(Slammaster): Revida o arremesso do oponente que te revidou.
Quanto aos novos arremessos (Reversal e Slammaster) cada personagem possui um comando específico para cada adversário. São comandos bastantes complicados de se dominar.
 
SOM CINEMATOGRÁFICO
Músicas Secretas: Também é possível ouvir 14 temas arranjados de Super Street Fighter II X (citados no vídeo acima), nos finais e com um código secreto para cada uma, inclusive os de Fei Long e Blanka, embora eles não estejam presentes.
O jogo tem um som mais detalhista, sombrio e puramente cinematográfico – vozes da torcida podem ser ouvidas enquanto a música toca no cenário Tong Warehouse. Pode-se notar, logo na abertura, a música tema de Street Fighter II compositada num estilo mais Graeme Revell – autor da trilha do filme – cujo trecho da introdução original pode ser ouvida nas telas de Demonstração da CPU. Há ao todo 4 músicas compostas exclusivamente para os cenários – com direito a música de vitória – e encerramento.
Vozes Padronizadas: Ryu & Ken, falam seus famosos golpes no idioma de seus respectivos países:
Ryu pronuncia Hadouken, Shoryuken e Tatsumaki Sempu Kyaku (Chute Furacão), enquanto Ken pronuncia os mesmos golpes como Fire, Dragon  e Hurricane. Isso nem mesmo foi tão bem explorado e cuidado no respeitado Street Fighter II e outras séries seguintes. Excetuando Street Fighter I.
Músicas Clássicas: É possível ouvir as músicas de Street Fighter II num arranjo mais próximo ao do filme – assim como o tema de abertura.
REALISMO X DESENHO
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As animações só ficam comprometidas de serem analizadas a olhos nus devido a velocidade turbinada do jogo – o que sempre foi desnecessário em Street Fighter. Mesmo assim, o jogo tem um grande número de detalhes nas animações dos personagens – alguns fazem referências à uma cena do filme e outras são clássicas nas comemorações. Buscando simular realidade, nota-se uma dimensão completamente diferente do que se vê num visual desenhado dos jogos tradicionais.
A abertura procura reproduzir, de forma original, sequências características do Trailer de cinema do filme (com a apresentação dos personagens).
ryu_sftm_vs_ryu_sf2_mestreryuObserve algumas diferenças entre Street Fighter: The Movie eSuper Street Fighter II X:
Sombras e iluminação: Em SSFIIX as sombras são redondas, não apresentando detalhes do persoangem em pé. Em SFTM, as sombras são como em Mortal Kombat: Elas acompanham os persoangens e há até cenários que espelham a imagem do personagem no chão. A iluminação dos persoangens também varia de acordo com o cenário (podem ser mais escuras ou mais claras em um determinado ambiente).
super-street-fighter-ii-x-vs-street-fighter-the-movie-mestreryuSuper Street Fighter II X: As sombras mais parecem 2 bolas de boliches presas em alguma coisa
super-street-fighter-ii-x-vs-street-fighter-the-movie-2-mestreryuStreet Fighter: The Movie: As sombras acompanham seus movimentos, como na vida real.
sftm_barra_de_energia_mestreryuBarras de Energia: possui pequenas movimentações como se fossem ondas. É revestido por duas camadas, uma amarela (externa) e outra verelha (interna), que só aparece quando o lutador recebe algum dano. Enquanto um lutador é acertado, a barra treme, quando se recebe um SUPER Combo, a barra solta fumaças (muito semelhantes aos de Smoke) e explode ao finalizar a luta com esse movimento.
sftm_carregamento_super_combo_mestreryuA animação de carregamento dos SUPER Combos tem leve diferença em comparação com SSFIIX e não tem som.
versus-sftm-mestreryuA tela de anúncio Versus traz cenas animadas de todos os lutadores.
cenariosmelhorados_sfm_mestreryuO dia influencia na cor dos elementos do cenário
tong_warehouse_sftm_mestreryuO chão do cenário Tong Warehouse (referência ao cenário de Vega em Street Fighter II) é em forma de plataforma. Apesar dessa simplicidade, mostrou variação na estrutura entre todos os outros.
ave_bison_sftm_mestreryuan_guile_sftm_mestreryuEmblemas de vitória: Dependendo de que lado está o seu personagem, que venceu o Round, o emblema muda. Ave-Bison ou Nações Aliadas.
blood_sangue_sftm_mestreryuViolência animada: Há mais gotas de sangue jorradas em meio a golpes mais violentos.
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OS 14 GUERREIROS MUNDIAIS (DIGITAIS): De todos os personagens, destacam-se E.Honda e Akuma como os lutadores mais fortes. Ryu e Ken excecutam comandos bem semelhantes às cópias priatas de Street Fighter II The World Warrior (podendo até mesmo controlar a direção de suas bolas de fogo). Cada personagem possui uma história inspirada nos moldes que o roteiro do filme criou para cada um. Confira.
WILLIAM F. GUILE
É o comandante das forças expedicionárias das Nações Unidas enviadas à Shadaloo. Sua missão é resgatar os reféns sequestrados por Bison. Aqui o Guile é muito mais Van Damme. Quem curte o astro, vai se amarrar jogar com ele. O Major, agora promovido a Coronel, ganhou vários golpes que colocam as habilidades do ator belga em exibição. Isso porque, quem conhece, sabe que ele é mestre nos chutes.
Golpes Novos: Guile dá uma de Johnny Cage, com seu soco para cima de perna aberta. Ou seria o astro de Mortal Kombat quem teria imitado Jean Claude Guile Van Damme?
EDMUND HONDA
Ajudante de camera da GNT News, ele luta para recuperar a sua honra como lutador de Sumô, destruida pela gangue da Shadaloo. E.Honda virou praticamente um lutador completo nessa versão. Já que agora, ele pode usar os seus movimentos especiais, como torpedos e bundadas carregáveis, até no ar.
Golpe Novo: E.Honda faz um terremoto ao melhor estilo Goro (Mortal Kombat). OLHA O TSUNAMI!
RYU HOSHI
Ao lado de Ken, Ryu é um andarilho que está sempre se metedo em diversas lutas pelo mundo. Ele está a Shadaloo para firmar negóciosfraudulentos com a gangue de Sagat. Mesmo reduzido a personagem secundário no filme, Ryu prova que ainda está em forma neste jogo.
Golpe Novo: Alguém aí lembrou o Shinkuu Tatsumaki-Senpu-Kyaku?É interessante notar que é a primeira vez que seu Chute Giratório se move de modo contrário ao de Street II. Há também um estilo de giratória aérea especial, muito parecido com o de SFII:T, seguindo na linha vertical .  
KEN MASTERS
Um traficante de armas disfarçado e um grande otimista. Ken sempre busca estar à frente.
Golpe Novo: Acerta uma espécie de gancho de fogo (com soco carregado) sem ir voando para o ar. Uma variação de seu gancho alternativo Shoryuken visto no filme.
ZANGIEF
Um russo que tem estratégia de gigante. Ele serve ao General Bison como guarda-costas e assistente. Ele é na verdade um generoso e sensível cara do bem na jogada.
BALROG
Anos atrás, Balrog teve sua carreira interrompida no boxe por Victor Sagat. Agora, ele é camera da GNT. O boxeador conta com movimentos especiais de rápida recuperação e pode até mesmo revidar magias com uma defesa especial (segurando Soco Médio + Chute Médio). Seu novo Turn Punch (segurando os 3 botões de soco) pode ser carregado até a 6ªpotência (nas outras versões, ele só possui apenas 3 intensidades).
Golpe Novo: Balrog ganhou uma combinação especial de jabs com o soco médio.
VEGA
Treinado por Sagat para lutar no coliseu da Shadaloo, e se tornar seu sucessor, Vega nunca foi derrotado durante sua longa carreira.
Golpe Novo: O ninja espanhol agora pode usar a máscara e a garra como projéteis.
SAGAT
O chefe da gangue de lutadores da Shadaloo é um fornecedor de armas do General M.Bison.
Golpe Novo: O Kickboxer revoltado pela derrota nas mãos de Ryu (no filme é pelo Ken, mas..tudo bem) agora possui um Super Combo usando inúmeros Tiger Shoots. Sheng Tsung deve estar se amargurando em inveja.
Golpe Novo 2: Sagat tem um novo e estranho anti-aéreo. Ele usa uma espécie de onda paralizadora, lembrando Kitana, abrindo o seu tapa-olho.
CHUN-LI
Como uma repórter da GNT News, ela está sempre atrás de notícias em Shadaloo. Chun li está obcecada em vingar a morte de seu pai – assasinado por M.Bison.
CAPITÃO SAWADA
É o braço direito de William F.Guile. Sawada substitui Fei-Long no elenco. Suas técnicas sequênciais são a base de chutes voadores e ainda ataca com um golpe cortante e luminoso com as mãos – bem semelhante a de uma espada. É o primeiro Samurai da série.
CAMMY
Tenente das Nações Unidas sob o comando de Coronel Guile. Cammy está responsável da telecomunicação da inteligência em meio a guerra. Companheira e confidente, seus chutes geram grandes proezas letais e medo em seus adversarios.
Golpe Novo: Cammy usa um chicote, ao melhor estilo Scorpion, para catar seus inimigos (basta carregar soco médio por 2 segundos). Só faltou o – Get Over Here.
AKUMA
É a primeira vez que Akuma aprece como um personagem selecionável sem ser secreto. Além de estar mais exibido, é um personagem que pode fazer frente contra o cara do tsunami Deus E.Honda.
Torradeira:  Seu Tatsumaki-Senpu-Kyaku embora seje lento, é fogo na roupa. Encurrale seu oponente com isso e seja feliz.
BLADE
É o mais novo personagem. Exclusivo de Street Fighter The Movie, Blade é semelhante a outros milhares de soldados de Bison no filme. Sem dados pessoais aparentes, Blade é um personagem misterioso. Habilidade Com Armas: Blade é o personagem que mais utiliza armas no jogo. Usa instrumentos de choque, facas e até uma bazuca.
GENERAL BISON 
Um ditador lunático e um guerreiro que lidera um reinado de terror. Ele está tramando dominar o mundo usando lutadores biônicos, como arma, através da engenharia genética. Golpe Novo: Assim como no filme, o ditador tem um golpe que utiliza choques no chão, como projéteis, no melhor estilo Darth Sidious.
GUERREIROS SECRETOS Arkane, Kyber e F7: Todos os 3 representam os soldados mascarados de Bison, semelhante ao persoangem Blade, com diferença nas cores e golpes.GUERREIROS DELETADOS
Raven: Um personagem que seria no melhor estilo Gen (Street Fighter I).
Sheng Long: A primeira aparição do lendário mestre de Ryu & Ken, seria aqui. Muito antes de Street Fighter IV.
E SE FOSSE?
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Quando eu joguei Street Fighter The Movie pela primeira vez, me perguntei: e se esse fosse o futuro de Street Fighter e dos jogos de luta? Com o sucesso destes jogos de luta com gráficos reais, os  tradicionais – com gráficos desenhados que conhecemos até hoje  e relouvamos em toda santa coletânea de Playstation que surge por aí – cairiam, finalmente, no esquecimento? De fato, existia uma discreta queda de braço entre esses dois estilos, num período em que toda fabricante que produzia jogo de luta procurava renovar sua franquia ou tentavam criar algo novo. Reproduzir um realismo é muito mais trabalhoso do que reproduzir a realidade em uma ficção ilustrada – todo o jogo foi construído através de fotográfias.
Apesar do pouco tempo de produção e o numeroso número de detalhes que resultou em um total de 715 frames por cada personagem – superou Mortal Kombat em número de movimentos digitalizados – ainda havia coisas a serem feitas.  Logo no fim de tudo, os programadores pensaram em trabalhar com a tecnologia 3D com polígonos (como os vistos em Virtua Fighter) ou provávelmente estavam pensando em se aproximar de algo visto em Killer Instinct, com gráficos digitalizados e renderizados. Musturar gráficos digitalizados com ambientação poligonal, não iria ampliar somente os detalhes gráficos, como também a interação na jogabilidade. Se tudo não corresse somente a favor da publicidade na produção desse jogo, certamente SFTM seria um trabalho ainda melhor.
FIM DE JOGO
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Os mais observadores podem se impressionar com esta versão à primeira jogada, pelo número de detalhes. Elas vão muito além de uma simples adaptação de um filme, que se baseou no jogo. Depois de um tempo, pode enjoar pelo excesso de liberdade – quase nada é impossível de se combinar nos combos. O jogo foi naturalmente superado em qualidade por Street Fighter Zero, curiosamente, num caminho inverso. SFZ aproveitou as melhores idéias de SFTM e simplificou tudo: jogabilidade e gráficos.
Embora menos popular, Street The Movie tentou se expressar como a primeira tentativa da série em evoluir para uma nova etapa Pós-Street Fighter II. Mesmo não tendo tanta popularidade, a Capcom tentou fazer uma nova tentativa em Street Fighter III: New Generation (1997), para se distanciar da sombra do segundo e famoso episódio (com um elenco quase 100% novo).
Num geral, Street Fighter: The Movie é melhor que o filme, pois aproveita seu cenário cinematográfico e coloca os lutadores em seu devido lugar: lutando do início ao fim em qualquer lugar das ruas da fictícia Shadaloo (representando o redor do mundo) com suas devidas caracterizações visuais (ou mais próximas a elas).

Autor: Arildo Ricardo Peçanha de Almeida Lima

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