Street Fighter III 2nd Impact

Street Fighter III 2nd ImpactDesenvolvedor: Capcom Distribuidor: Capcom Plataformas: Arcade (Capcom Play System III) e Dreamcast Data de lançamento: 30 de Outubro de 1997 Gênero: Luta Modos de jogo: 1 jogador solo ou 2 jogadores competitivosDesenvolvedor: Capcom Distribuidor: Capcom Plataformas: Arcade (Capcom Play System III) e Dreamcast Data de lançamento: 30 de Outubro de 1997 Gênero: Luta Modos de jogo: 1 jogador solo ou 2 jogadores competitivos

desenvolvimento

Street Fighter III Second Impact Giant Attack é a sequência de Street Fighter III New Generation, ambos produzidos pela Capcom. O jogo roda na placa CP System III de arcade e foi desenvolvido a partir do Street Fighter III original, com algumas mudanças, correções e adaptações. Praticamente todo o elenco do jogo original foi mantido para o desenvolvimento desse Street Fighter, que teve depois a única conversão para consoles caseiros dentro da coletânea: “Street Fighter III Double Impact”, para Sega Dreamcast, que continha os dois primeiros jogos da série Street Fighter III.

Contexto Histórico

Street Fighter III Second Impact Giant Attack é lançado alguns meses depois do Street Fighter III original, no mesmo ano de 1997. Muitas coisas foram balanceadas e consertadas em relação ao primeiro jogo. Os jogadores queriam um jogo mais equilibrado, balanceado e com mais opções de personagem e de golpes, tornado assim tudo mais competitivo. A iniciativa da Capcom de aprimorar a série Street Fighter III foi muito boa, fazendo de 2nd Impact o jogo que prepararia o terreno para a versão final e definitiva, que viria a ser lançada no futuro, em menos de 2 anos.

jogabilidade

Muitas coisas mudaram com relação a Street Fighter III New Generation, no que diz respeito a jogabilidade. Só para mencionar, 3 lutadores foram adicionados à disposição do jogador: Urien, Hugo e Akuma. Iremos tratar deles com mais detalhes logo mais. Uma grande adição na jogabilidade foi a capacidade de agora desferir golpes especiais em modo EX. Basicamente, se utilizar um golpe especial apertando 2 ou 3 botões de ação ao invés de apenas 1, seu golpe sairá mais forte,a animação vai ficar toda brilhante e isso vai te custar um pedaço da barra de Super Art. A funcionalidade de se escapar de um arremesso agora foi implementada, sem a necessidade de um parry, como no jogo anterior. Para escapar de um agarrão basta agora fazer o movimento de agarrão bem na hora que for arremessado.
Cada lutador agora tem uma ação especial única. Uma espécie de “provocação” que pode ser acionada apertando Soco Forte e Chute Forte ao mesmo tempo. Essa ação especial trará um certo benefício ao jogador que a utilizar. Por exemplo, se Ryu usar o “taunt”, ele vai diminuir um pouco a sua barra de “stun”, que é a barra que faz o lutador ficar tonto, quando completa. Outra mudança interessante na jogabilidade é que agora, quando se completa a barra de Super Art, os seus golpes especias vão ficar mais fortes, ou seja, vão dar mais dano ao oponente. Agora, quando um outro jogador o desafiar, pode-se mudar o Super Art na tela de seleção de personagem, o que facilita muito a estratégia a ser montada baseada no personagem e Super Art que o seu rival escolher. Gill não é mais o último personagem a ser batido. Agora por padrão, cada lutador tem seu último rival, algo semelhante ao que acontecia em Street Fighter Alpha, por exemplo.
A volta do estágio de bonus foi também uma coisa marcante nesse jogo. Para se adaptar à nova jogabilidade, agora o bonus é fazer “parries” em bolas de basquete arremessadas por Sean. Temos acesso ao “bonus stage” depois da terceira luta contra o computador. Isso foi uma das coisas herdadas do Street Fighter clássico e do Street Fighter II, claro!
personagens
Três personagens novos entraram na luta, além de agora, Yun e Yang serem dois personagens com características e golpes exclusivos, embora ainda sejam muito parecidos.
personagens
Urien: irmão mais novo do grande chefão, Gill. Sua semelhança com o irmão é tamanha. Apesar de não poder controlar o gelo e o fogo como Gill, Urien tem a capacidade de manipular eletricidade e metais. Urien é um personagem muito poderoso e extremamente técnico. Seus golpes tem um bom alcance. Mestrar suas habilidades leva tempo, mas com certeza, seu estilo de jogo vale muito a pena.
Hugo: vindo diretamente do sucesso Final Fight, Hugo é um personagem muito grande e forte. Em contrapartida, seus movimentos são muito lentos e seu estilo de jogo lembra um pouco o de Zangief. Baseado e golpes fortes e agarrões, Hugo tem seu estilo de jogo peculiarmente baseados em girar o direcional 360 graus, muito parecido com Zangief na série Street Fighter II.
Akuma: sempre com sua intensão demoníaca, Akuma continua tão poderoso como sempre. Com seus golpes especiais extremamente fortes e eficientes, ele tem a habilidade de fazer combos bem extensos e que tiram muita energia do oponente, podendo matar ou deixar tonto o adversário em poucos momentos. Uma versão alternativa, denominada Shin Akuma também estava presente no jogo. Mais forte e destruidor do que o normal, Shin Akuma podia, entre outras coisas, jogar duas bolas de fogo no ar, como uma maneira de manter o oponente afastado. Shin Akuma é somente controlado pelo computador, a não ser na versão Dreamcast, onde há como lutar na pele de Shin Akuma.
controle

Os controles em Street Fighter III Second Impact continuam precisos e bem elaborados assim como no Street Fighter III original. Algumas mudanças foram implementadas para deixar o jogo mais dinâmico, como por exemplo a criação do escape de agarrões, que consiste em agarrar ao mesmo tempo em que estiver sendo agarrado para escapar dos arremessos, não necessitando mais de ter que fazer isso usando “parry”. Como já dito anteriormente, é possível agora soltar golpes especiais na versão EX, utilizando dois ou mais botões de ação ao mesmo tempo. Agora Yun e Yang são oficialmente dois personagens diferentes. Estão localizados em 2 extremos da tela de seleção e cada um possui golpes normais, especiais e super arts individuais. Akuma é selecionável, porém escondido.

Esse texto foi escrito com base em informações encontradas na wikipedia, no livro oficial de 15 anos do Street Fighter, o Eternal Challenge e também com base na experiência de jogador do autor.

Autor: Junião

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