Street Fighter Alpha 3 capa
Desenvolvedor: Capcom
Distribuidor: Capcom
Produtores: Noritaka Funamizu (Poo) e Yoshiki Okamoto
Designers: Noritaka Funamizu, Haruo Murata e Hideaki Itsuno
Compositores: Takayuki Iwai, Yuki Iwai, Isao Abe, Hideki Okugawa e Tetsuya Shibata
Plataformas: Arcade (CPS-2), Dreamcast, Game Boy Advance, PlayStation, PocketStation, PlayStation 2, PSP, Saturn
Data de Lançamento: 29 de junho de 1998 (Arcade)
Gênero: Luta
Modos de jogo: 1 ou 2 jogadores competitivos
Contexto Histórico
Um ano após Street Fighter Alpha 2, a Capcom presenteia seus fãs com o terceiro e último episódio da série Alpha, a qual se encerra com chave de ouro, melhor do que nunca! Todos os lutadores da versão anterior estão presentes em Street Fighter Alpha 3 e além disso, alguns clássicos de versões Street Fighter II voltaram para esquentar ainda mais a luta. Na missão de finalizar a série Alpha com uma obra de mestre, a Capcom inventou o sistema de escolha de estilos de luta. O “ISM Selection” foi uma inovação que permitiu a abertura de um leque infinito de possibilidades e combinações de estilos de luta e personagens.
desenvolvimento

Além das inúmeras possibilidades de inovação com a entrada de seleção do modo de jogo “ISM”, a versão definitiva da série Alpha introduziu um sistema de barra de defesa, que ia se esgotando conforme você levava golpes. Uma vez que a defesa fosse quebrada, o seu lutador ficava com a guarda aberta por alguns instantes. Cada vez que a guarda era quebrada ela voltava um pouco menor do que a anterior.

As versões caseiras também trouxeram novos cenários, novos modos de jogo, e de brinde, Juni, Juli e Balrog são selecionáveis sem precisar de qualquer truque, ao contrário da versão Arcade. Outra mudança interessante: (presentes nas versões caseiras e no arcade) foram as falas do narrador que antes de começar a luta, fala coisas novas agora como: “Get Ready Fighters”, “Go for Broke”, “Fight or Die”, “You can’t give up”, “Show Time” entre outras frases… As velhas e manjadas falas “Round 1 Fight” foram esquecidas e não fazem falta! Quando acaba a luta, também rola umas falas legais do narrador como: “I can’t believe my eyes!” ou “What a terrible Fighter!” e por ai vai…
jogabilidade
Mas falando de jogabilidade, essa mudou radicalmente! Não vamos mais encontrar a jogabilidade Alpha 2 nesse jogo e sim uma jogabilidade diferenciada e mais interessante. As principais mudanças são o “Air Recovery”, que é a capacidade de se recuperar no ar, após ser atingido por um golpe especiale o fato de que agora você escolhe o estilo de luta (e não se trata apenas do Gen). São 3 estilos: Z-ISM, X-ISM e V-ISM. Agora existem 3 estilos de luta, cada um com suas características diferentes. Na tabela de golpes, verifique em que estilo de luta o seu Golpe Especiale ou Super Combo pode ser definido.
A-ISM / Z-ISM: Estilo de luta baseado no Street Fighter Alpha / Street Fighter Zero. Cada lutador tem mais de um Super Combo, Golpes Especiais no estilo Street Fighter Zero, todos tem um Zero Counter (Alpha Counter), todos tem o Roll (levantar rolando) e o Techical Hit (sair com com 0% ou 50% de danos de um arremesso qualquer) e todos tem defesa aerea baseada em Street Fighter Zero 2. Agora, os níveis de Super Combos são definidos de acordo com a força do botão pressionado: Fraco = Level 1, Médio = Level 2 e Forte = Level 3 (esqueça o antigo sistema de apertar varios botões ao mesmo tempo). A barra de defesa é menor que no estilo X porém maior que no estilo V.
X-ISM: Estilo de luta baseado no Super Street Fighter II Turbo. Os Golpes Especiais são baseados no Super Street Fighter II Turbo (só para variar um pouco). Não há defesa aérea, Zero Counter, Technical Hit e o Roll. A barra de defesa é a maior de todos os modos.
V-ISM: O grande atrativo desse sistema é o Custom Combo / Original Combo. É o único sistema que o possui, acionando-se com um botão de Chute e um de Soco ao mesmo tempo, de mesma força. A velocidade do Original Combo é maior quando se aperta 2 botões fracos e menor quando se aperta dois botões médios e assim sucessivamente. Não existem Super Combos, de resto, todos so elementos do modo Z-ISM estão presentes. Como só há um level de barra, o Zero Counter gasta metade dessa barra e a duração do combo vai até a barra se esgotar ou se você for acertado por um golpe. O Original Combo pode ser acionado a partir do momento que a barra de “Super” estiver mais que a metade cheia.
personagens
Diferentemente de seu antecessor, onde cada lutador encarava no final um personagem que tenha a ver com sua história, em Street Fighter Alpha 3 o enredo gira em torno de M.Bison em sua busca por um novo corpo. Dos lutadores já conhecidos da versão Alpha 2 estão: Ryu, Ken, Chun-Li, Rolento, Adon, Sakura, Sodom, Zangief, Dhalsim, Rose, Dan, Guy, Sagat, M. Bison, Gen, Akuma, Birdie e Charlie. Aqueles trazidos da série Street Fighter II: Blanka, E-Honda, Vega e Cammy. Lutadores novos: Cody (novo!? Lembram de Final Fight?), Rainbow Mika(essa sim é 100% nova) e Karin (inimiga número 1 da Sakura, retirada de um dos verdadeiros mangás de Street Fighter japonês licensiados pela Capcom). Como o de costume, não poderiam faltar os lutadores secretos. São eles: Juni & Juli (Dolls subordinadas de M. Bison) e Balrog(aquele boxeador da série Street Fighter II). Com a chegada das versões caseiras (Sony PlayStation, Sega Dreamcast, Sega Saturn, Nintendo Game Boy Advance e Sony PSP) foram conhecidos mais 3 personagens secretos: Guile, Evil Ryu Shin Akuma. Além desses 3 lutadores secretos, as versões caseiras trazem também mais 7 que podem ser escolhidos normalmente: Fei Long, Dee Jay, Thunder Hawk (PlayStation, Saturn, Dreamcast, PlayStation 2, Game Boy Advance e PSP) Yun, Maki, Eagle (Game Boy Advance e PSP) e Ingrid (PSP).
controle
Falar que os controles de um jogo de luta da Capcom são precisos e respondem muito bem é meio que chover no molhado. Não tem jeito, é isso mesmo! A interface das versões caseiras mais populares da época (Sega Saturn e Sony PlayStation) eram muito bonitas e atrativas. A versão do Saturn foi considerada a mais fiel da época, pois fazia uso de um cartucho de expansão de 4MB Ram e também seu controle era muito amigável para se jogar Street Fighter.

Autor: Junião & Deco

Tags relacionadas: Street Fighter Alpha 3, Street Fighter Zero 3, SFA3, SFZ3

artworks

screenshots capas